woensdag 8 augustus 2012

Edu Cardoso

Edu Cardoso:











Edu Cardoso demonstra desde a infância profundo interesse pelas artes plásticas. Autodidata, nasceu em 1981 em Avaré, interior de São Paulo. Já participou de alguns salões de arte e fez duas exposições em São Paulo, a primeira em 2010 uma coletiva de 2 e a segunda exposição uma individual em 2011.
Sua pintura pode ser descrita como surrealismo-pop, cuja estética de seus elementos deriva-se do artesanato indígena e personagens característicos do folclore nacional brasileiro. A inspiração do seu trabalho origina-se de paisagens bucólicas, histórias, mitos e lendas do Brasil. Seu trabalho vem sendo reconhecido por colecionadores do país e exterior, principalmente pela riqueza de detalhes apoiada no extenso conteúdo cultural presente em cada uma de suas telas.
Edu Cardoso retrata o Brasil em cores e formas. Não o Brasil em paisagens, mas o Brasil em seu folclore, através de suas lendas, seu mitos e personagens presentes nas histórias contadas pelo país. Usa de camadas espessas de tinta e desenho simples e claro, o que o liga à Pop Art, mas retrata situações fantasiosas e trás o observador para dentro da mitologia brasileira, com riqueza de cores e detalhes e ao mesmo tempo com linhas suaves e telas limpas. Edu Cardoso consegue ser um surrealista clean, prova que há espaço até mesmo dentro do surrealismo para a pintura objetiva. As cores são sempre fortes, porém harmoniosas, os fundos de suas telas jamais são cores planas e podem ter padrões repetitivos ou especiais como o Koru da cultura Maori, mas jamais monótonos. Uma pintura direta, objetiva, divertida e culturalmente muito rica.


fonte